Dicas de SEO

SEO é a arte e a ciência de persuadir mecanismos de busca como o Google, a recomendarem o seu conteúdo para os usuários que estão realizando pesquisas.

Se você quiser que os mecanismos de busca ofereçam seu conteúdo nos resultados, você precisa fazer três coisas:

  • Certificar-se que seu conteúdo é rastreável;
  • Certificar-se de que esses mecanismos de pesquisa entendam quem você é e o que você oferece;
  • Convence-los de que você é a opção mais confiável para os usuários que estão buscando o tipo de conteúdo que você oferece.

O quão alto nas classificações e com que frequência você aparece nas buscas é baseado no que os mecanismos de busca consideram mais adequados para seus usuários.

Nesta página você encontrará algumas dicas sobre SEO e sobre como os mecanismos de busca “pensam”.

Dica de SEO #1: Como se pronuncia “SEO”

10/05/21 – Vamos começar pelo básico: SEO não é “céu”, SEO é a sigla para Search Engine Optimization que significa Otimização para Motores de Busca e se pronuncia da seguinte forma: És.i.ou.

Dica de SEO #2: Consiga backlinks através do Google Alerts

10/05/21 – Você pode fazer um monitoramento básico de marca gratuito através do Google Alerts. Ao monitorar a sua marca ou site você pode identificar quando outros sites estão te mencionando, mas não estão apontando um link para você. Assim, você terá a oportunidade de solicitar esse link ao criador da página / post. Entre em contato com o site e inicie uma conversa oferendo mais informações e valor para o artigo e, por fim, solicite o tal link tão desejado.

Um exemplo de alerta criado para marca e site seria:

  • “Nike”
  • “nike.com.br”

Os novos resultados que mencionarem esse 2 termos serão informados via e-mail.

Dica de SEO #3: O Google olha para o seu site como se estivesse em um smartphone

10/05/21 – O índice “mobile-first” do Google prioriza dispositivos móveis. Isto significa que eles estão olhando para o seu site como se estivessem em um smartphone. Ou seja, se você tiver uma “versão móvel” do seu site com menos conteúdo do que a versão para desktop, é improvável que esse conteúdo seja encontrado.

https://developers.google.com/search/mobile-sites/mobile-first-indexing.

Dica de SEO #4: Obtenha ideias de conteúdo com o AnswerThePublic

10/05/21 – Está sem boas ideias para criação de conteúdo? Coloque um assunto amplo como “marketing” na ferramenta AnswerThePublic e você obterá uma lista de vários tipos de perguntas que as pessoas estão fazendo no Google relacionadas a esse assunto.

Dica de SEO #5: URLs com www contam como páginas diferentes

11/05/21 – Qualquer URL diferente conta como página diferente para um mecanismo de pesquisa. Por exemplo: se as versões www e não www estiverem acessíveis, o Google as contará como páginas diferentes. Nos casos em que o conteúdo dessas página é idêntico, o que geralmente acontece, e acessível por meio de URLs diferentes, você deve usar redirecionamentos 301 permanentes.

Dica de SEO #6: robots.txt não impede que páginas sejam indexadas

11/05/21 – Ao contrário da crença popular, adicionar páginas ao robots.txt não impede que elas sejam indexadas. Para interromper a indexação de uma página, você precisa usar a tag noindex.

<meta name="robots" content="noindex">

https://developers.google.com/search/docs/advanced/crawling/block-indexing?hl=pt.

Dica de SEO #7: O Google ignora a meta keywords tag

11/05/21 – O Google ignora completamente a meta keywords tag e já faz isso há anos. Não perca seu tempo escrevendo listas de palavras-chave em seu site, isso só vai servir para sua concorrência entender melhor as palavras-chave que você quer classificar.

https://developers.google.com/search/blog/2009/09/google-does-not-use-keywords-meta-tag

Dica de SEO #8: Meta description não influencia diretamente na busca

11/05/21 – A meta tag description não melhora diretamente a classificação da sua página no Google. Contudo, ela pode influenciar quantas pessoas são atraídas para clicar em seu resultado, então concentre-se em escrever chamadas impactantes.

Dica de SEO #9: Rastreie, analise os dados e mensure os resultados

13/05/21 – Você precisa de um software para rastrear o que está funcionando e o que não está. Ferramentas como o Google Analytics e Google Search Console são soluções de software de análise web imprescindíveis para rastrear seu sucesso. Ferramentas como o Crazy Egg também mostram onde os visitantes do seu site estão clicando e como eles navegam dentro dele.